quarta-feira, 3 de setembro de 2014

VII Seminário Educação Inclusiva: Direito à Diversidade
















Entre os dias 25 e 29 de agosto, foi realizado no Petrolina Palace Hotel, o VII Seminário Regional de Formação de Gestores e Educadores do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade. Uma mesa de abertura, o canto de Hino Nacional e a apresentação da “Dança com Arco”, protagonizada por alunos com e sem deficiência da Escola Municipal Nossa Senhora Rainha dos Anjos (CAIC), antecederam a palestra de abertura ministrada pela professora Fabíola Maria Freire Araújo, responsável pela área da Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação de Petrolina, abordando o tema: Políticas Públicas Intersetoriais para a eliminação das barreiras que impedem o acesso e a permanência de pessoas com deficiência nas escolas. O professor Heitor Bezerra Leite, secretário municipal de Educação, fez um pronunciamento, concluindo os trabalhos da manhã.

No período da tarde foram realizadas três oficinas na área da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais por professoras especialistas em Atendimento Educacional Especializado (AEE). As professoras Elisabete Campinho e Rosilene Gomes da Silva ministraram a oficina “Sistema braile”. A psicopedagoga e intérprete de Libras, Vivian Cerqueira, apoiadas por instrutores surdos, realizou a oficina “Deficiência Auditiva: aspectos relevantes para a inclusão”. As professoras Noeli Dias Pereira Martins e Lourença Zurildes Ferreira, ofereceram a oficina “Deficiência Intelectual”. Houve também a oficina “Meio Ambiente e Sustentabilidade” desenvolvidas pelas professoras Edinalva Alves Silva Sampaio, Ionária Régia de Souza e Magda Oliveira Mangabeira Feitosa, representantes do Núcleo Municipal de Estudos das Ciências. Essas quatro oficinas aconteciam simultaneamente e foram repetidas nos dias seguintes.

Na terça-feira, as professoras Ionária Régia de Souza e Magda Oliveira Mangabeira Feitosa proferiram a palestra “Fundamentos, conceitos e práticas em Educação Ambiental na Escola”. No dia 27, o tema abordado foi “Discutindo a Importância da Educação Inclusiva nas Escolas”, sob a responsabilidade da escritora Rossana Ramos. Na quinta-feira, a ativista do movimento dos direitos das mulheres, a professora Socorro Lacerda, discorreu sobre a Educação para as Relações Étnico-raciais. No último dia do evento os participantes ouviram três convidados, começando pela professora Carla Theófilo abordando a temática Educação para os Direitos Humanos e Cidadania, enfatizando os Direitos da Criança e do Adolescente. Em seguida, o professor Marcos Uchôa, pesquisador na área da Educação de Jovens e Adultos (EJA), palestrou sobre “EJA no projeto político pedagógico: ampliação da oferta e melhoria da qualidade”.

A culminância da formação ocorreu com a participação do estudante paralisado cerebral, da Escola Municipal Jacob Ferreira, Francisco Daniel, falando das suas experiências como atleta paraolímpico e a solene exibição do Hino de Petrolina.

Entre os participantes do VII Seminário estavam os professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Rede Municipal de Petrolina, a equipe de trabalho do Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos Portadores de Necessidades Especiais (NAPPNE), os gestores das escolas municipais e representantes dos municípios de abrangência: Cabrobó, Carnaíba, Carnaubeira da Penha, Cedro, Floresta, Granito, Iguaraci, Ingazeira, Itacuruba, Lagoa Grande, Moreilândia, Ouricuri, Parnamirim, Quixaba, Santa Cruz, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Filomena, Serra Talhada.

A apresentação cultural da abertura foi organizada pelas professoras Maria José Félix e Rosilene Gomes. Os trabalhos da mesa foram coordenados pelas educadoras Janeide Moreira, Abília Francisca, Rita de Cássia, Luzinete Helena, Ednalva da Silva e Zélia Lopes. O credenciamento foi apoiado pelas servidoras Rosângela Oliveira, Cleonice Rodrigues, Elisiane Castro e Elexsandra Nogueira. A documentação fotográfica ficou sob a responsabilidade de Hélio de Araújo, Emília Fonseca e Maria Dinalva Campos dos Santos.

Em 2005, numa parceria com o Ministério da Educação (MEC), Petrolina passou a ser Município-Polo iniciando o Programa Direito à Diversidade, fomentando a implantação do Sistema de Educação Inclusiva nos 38 municípios de sua abrangência. A Secretaria Municipal de Educação e o MEC vem realizando o evento, contribuindo com a formação continuada dos profissionais de educação, em parceria com os sistemas públicos de ensino, para o desenvolvimento de sistemas educacionais inclusivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário